Saturday, September 29, 2007

Desafio

O Pinheiro Asiático lançou-me o desafio de abrir o primeiro livro que estivesse à minha frente na pagina 161 e transcrever a quinta frase completa (é proibido escolher o livro).

O livro que estava à minha frente era "Criança 1 a 3 anos - Livro de Instruções" e a frase que encontrei na referida página foi:

"As pausas funcionam melhor nas situações em que a sua unidade está a divertir-se, por exemplo, quando está a brincar no exterior, com brinquedos novos ou com amigos."

Agora passo o desafio para os seguintes blogs:

Ensinar com Prazer
Maravilhas do crochê
Miriam crochet

Thursday, September 27, 2007

Neko mimis!

Ora bem, aqui está uma foto que já apareceu neste blog, mas que estava desaparecida desde da reformulação do mesmo. As nekomimis!!! (Oh! Há uma ookami mimi entre elas... Ookami mimi soa muito mais engraçado do que eu imaginava :P. À propósito, Ookami quer dizer lobo e a orelha de lobo em questão é a última da foto ^_~)

Bom, estas foram feitas para um grupo de cosplay, já lá vai algum tempo. Mas fica cá o registo, só a título de curiosidade, já que um certo Myke fez propaganda das orelhitas. =^_^=

Pu Pu Pu Puccaaaaaaaaa!


E aqui está o mais novo membro da minha família de bonecos! E é uma menina desta vez! Seja bem vinda, Pucca! Tudo começou quando vi uma imagem de uma Pucca em crochê mas sem receita. Fui a procura e acabei por encontrar a receita em francês no site Help Crochet.

Tive algumas dificuldades inicialmente por não conhecer bem os termos em francês para pontos de crochê. Mas com muita teimosia e observação, e depois de alguns enganos, acabei por acertar na receita. ^_^

Minha irmã queria uma Pucca em crochê, quando eu ainda não tinha a receita, mas ficou tão fofa que acho que vou ficar com esta para mim hehehe (Sorry Rê) . =^_^=


Aqui é a Pucca a avistar o Garu e a se preparar para dar um grande beijo nele. Que fofa. Parece que vai voar até ele.

Saturday, September 22, 2007

Bolsa em crochê com receita!



Há tempos queria fazer uma bolsa de crochê para levar apenas coisas essenciais e para substituir uma bolsa vermelha que gostava muito, mas que não resistiu ao uso excessivo (risos). Por isso, sacudi a preguiça para o lado e coloquei-me ao trabalho. O resultado é esta simpática bolsinha para levar a tiracolo.

Para o ponto fantasia utilizei o gráfico abaixo, que encontrei no blog Arte Em Tricot, onde há pontos muito bonitos de tricô e crochê.


Para os pontos de base utilizei 55 correntinhas iniciais e trabalhei em círculo da seguinte maneira:

1ª carreira: 55 corr., 3 corr. para subir, 1 pa na 4ª corr. a partir da agulha, 1 pa nas restantes corr, 7 pa na última corr., 1 pa nas restantes corr. (parte de baixo) 5 pa na última corr., um ponto baixíssimo na corr. inicial para fechar (ficam 120 pontos).

2ª carreira: 2 corr. para subir, 1 pma em cada pa, 1 ponto baixíssimo na 1ª correntinha para fechar.

A partir da terceira carreira, trabalhei o ponto fantasia até obter o comprimento desejado e então fiz uma carreira de arcos. Dentro de cada arco fiz 5 pma, para obter novamente 120 pontos iniciais. E para finalizar, fiz mais uma carreira de pma.

Feita a bolsa é só forrar, costurar a alça e o zipper (ou fecho a escolha) e já está. Uma prática bolsa de crochê, fácil de fazer e bonita de se usar.

Atenção que para o ponto fantasia é necessário um número de pontos divisível por 10, mais um ponto. No meu caso fiz com 120 pontos apenas, e não 121. Não tive problemas, mas caso queiram o número de pontos exato, podem aumentar um ponto na segunda carreira.

Legenda:
pa = ponto alto
pma = ponto meio alto
corr. = correntinha

Wednesday, September 19, 2007

Totoro!!!


E eis que surge um Totoro!!! Já a algum tempo queria fazer um, mas estava sempre a adiar. Fiz segundo uma receita que encontrei aqui! Não ficou como deveria ser, creio eu, que sou muito exigente comigo mesma. No final parece mais o mini Totoro. Para quem não conhece a figura, Totoro é um personagem de um filme de Hayao Miyazaki (Viagem de Chihiro), chamado Meu Vizinho Totoro e o personagem acabou por tornar-se o símbolo dos Estúdios Ghibli, que produz os filmes de Miyazaki.

Tenho que tentar mais uma vez pelo menos, com um material diferente, para ver se o resultado sai mais como eu gostaria.

Wednesday, September 12, 2007

Hi! Have you met Kirby?


Se ainda não conhecem a famosa bola cor de rosa, deixem-me vos apresentar: Senhoras e senhores, tenham a honra de conhecer Kirby! Diretamente dos jogos de vídeo para o fantástico mundo do crochê!

Bom, este é meu primeiro vôo solo, (sem receita) apenas com as asas da minha imaginação. Tudo começou com uma tentativa de fazer uma boneca, mas quanto mais olhava para o que estava a fazer, mais lembrava-me o Kirby. Então resolvi improvisar e tentar recriar o nosso fofo amiguinho. Já o tinha feito num bolo para o aniversário do meu marido, porque é um dos personagens de jogos que ele mais gosta, mas a ideia de fazer o boneco só surgiu depois de ver um peluche do Kirby.

Ainda não está perfeito, mas gostei muito do resultado! ^_^

Sunday, September 9, 2007

Trabalhos Antigos e Projetos por acabar



Estava arrumando algumas coisas no meu quarto um dia, quando reparei numa almofada que fiz quando ainda morava no Brasil e que por estimar muito trouxe comigo para Portugal. É uma almofada com capa com uma face bordada em ponto cruz e com outra face em crochê, com um motivo que aprendi com minha irmã Judite.



Esta capa de almofada fiz numa época que bordava muito. O motivo do bordado é um anjo músico. Lembro que foi um dos primeiros bordados mais complexos que experimentei fazer. E deu uma enorme satisfação terminá-lo. Era uma época em que tinha muito mais tempo livre para trabalhos manuais... Ai, nostalgia. ^_^

Agora tenho em mãos uma peça que estou demorando bastante tempo para terminar: um barrado para uma colcha que foi feita pela minha avó. Já não falta muito, mas parei muitas vezes devido à dimensão e também porque depois do nascimento do meu filho fiquei um bom tempo sem cabeça nem oportunidade para continuá-lo.


Quando terminá-lo tenho que por uma foto da colcha com o barrado aqui.

Thursday, September 6, 2007

Mais um gatinho cheio de estilo

Gostei tanto de fazer um amineko que não resisti e fiz mais um. E olhem só, já são bons amigos. ^_^


Vou tentar fazer outros tipos de bichinhos num futuro próximo. Só vou dar um tempinho e pegar em outros projetos que andam a flutuar na minha cabeça. Por enquanto fico com estes dois, que são muito "estilosos"! =^^=

Saturday, September 1, 2007

Quero um Amineko só pra mim!

Finalmente consegui concluir o meu Amineko. Quer dizer, é do meu filhote, que gosta muito de gatos, mas a mamãe também gosta de brincar com o Miaah (que é como nós chamamos o nosso Amineko). Deu um bocadinho de trabalho, mais o resultado final agradou-nos bastante. Guiei-me pela receita original do Amineko traduzida para o inglês. Fiquei muito feliz com esse boneco, e agora estou com vontade de fazer mais aminekos e outros bichinhos.




Gosto muito da possibilidade de colocar esse gatinho em várias posições. E ele fica tão expressivo. ^_^

Criando e recriando

Meu jardim, onde meu gosto por crochê começou a renascer.


Mais uma borboleta, a voar por entre minhas flores. Mais um alfinete, desta vez com miçangas a lembrar rubis.


E finalmente, conheçam Sky Ninja! Um boneco que fiz no improviso, pensando em um personagem de video game, mas ainda não ficou exatamente como imaginei. No entanto, ele tem seu charme. ^_^